Opções de lazer de Praia Grande

Confira algumas das opções de lazer da cidade de Praia Grande

Área de lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho)



Vista para o Mar Pequeno

 



Tradicional ponto de encontro de grupos de amigos e famílias, na margem do Mar Pequeno, o local, mais conhecido como Portinho, tem fácil acesso a partir do Portal da Cidade. Oferece 26 quiosques de alvenaria equipados com churrasqueira, mesa e bancos. Há também píer de 150 metros para pesca e locação de barcos. A entrada é gratuita.

Área Esporte Clube Jacaré



Complexo inaugurado em janeiro de 2007

 



A Área de lazer Esporte Clube Jacaré fica no Bairro Esmeralda, entre as ruas Afrânio Peixoto e Joaquim Ozório. A quadra poliesportiva conta com cobertura de asfalto monolítico, adequado à prática de futsal, basquete e vôlei. Há também local para jogar malha e rampa de skate

Passeio de Escuna



Saídas aos fins de semana e feriados

 



A embarcação tem como ponto de partida a Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho, com acesso pela Avenida Ayrton Senna da Silva, na altura do Portal de entrada da Cidade. No roteiro, o visitante conhece manguezais, passa sob as pontes do Mar Pequeno e Pênsil, pela orla da Praia do Gonzaguinha e tem a oportunidade de mergulhar na Praia de Paranapuã, no Parque Estadual Xixová-Japui, em São Vicente. Com uma hora e meia de duração, o passeio custa R$ 15,00. As saídas ocorrem das 10 às 18 horas, nos finais de semana e feriados. Informações pelos telefones 3567-2406 e 9743-1785.

Pista de Skate Ocian



Nessa pista bicicletas também podem fazer manobras

 



Instalada em área de 500 metros quadrados, a Pista de Skate Ocian tem estilo bowl (bacia), também permite manobras com patins e bicicleta. Tem revestimento de granilite e profundidade que varia de 1,40 metro a 1,60 metro. O espaço foi inaugurado em julho de 2007.

Skate Park



Pista fica defronte a praia

 



O Skate Park, localizado na Praia da Aviação, já se tornou ponto de encontro dos jovens da Cidade. A pista, inaugurada em janeiro de 2006, é equipada com oito módulos. Vale destacar o minirramp, com 1,6 metro de altura. O espaço, em estilo street (rua), permite manobras dinâmicas em elementos compactos, com graus de baixa e média dificuldade.

Monumentos

Estátua de Iemanjá



Imagem foi construida há mais de 30 anos

 



Construída há mais de 30 anos, a Estátua de Iemanjá é um marco histórico de Praia Grande. Localizada na Praia Mirim, tem 8 metros de altura. A imagem fica sobre dois espelhos d’água: um junto à areia e outro suspenso, na altura do calçadão da orla. Em sua base há uma cascata e espelho d’água, dando a sensação de que Iemanjá está sobre o mar. Há espaço protegido para a colocação de velas. O sistema de iluminação, com luminárias submersas na lâmina de água, tem foco direcionado à estátua. O espaço é ladeado por 16 coqueiros que representam os orixás (deuses) da Umbanda.

Portal da Cidade



Monumento foi construído em 1993

 



No principal acesso ao Município, o Portal da Cidade, na Avenida Ayrton Senna da Silva, conta com construção em alvenaria e tem 10,5 metros de altura. Possui vitrais de fibra de vidro, com iluminação interna. Ele foi construído em 1993, e tem o nome de "A entrada para o século XXI", alusivo ao marco do progresso da Cidade. Junto ao monumento há réplica do capacete do tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, falecido em 1º de maio de 1994. Fica próximo ao shopping Litoral Plaza.

Praças

Praça da Paz



Jesus é uma das esculturas

 



A Praça da Paz possui sete cabeças de tamanho gigante, em aço carbono e ferro, com cerca de 10 metros de altura e até 30 toneladas cada uma. Os bustos são de autoria do escultor Gilmar Pinna, e representam personalidades que defenderam a paz no mundo: Sérgio Vieira de Mello, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nélson Mandela. O monumento localiza-se no cruzamento das avenidas São Paulo com Brazil, no Bairro Boqueirão

19 de Janeiro



19 de janeiro

 



Fica em frente ao antigo prédio da Prefeitura, hoje ocupado pela Faculdade de Tecnologia (Fatec), no bairro Boqueirão. O nome é uma homenagem à data de emancipação político-administrativa de Praia Grande, ocorrida em 1967. O local, arborizado, conta com bancos e mesas de concreto. Nos finais de semana, suas alamedas recebem caminhantes. Nos jardins há bustos de personalidades como o Almirante Tamandaré (patrono da Marinha), Duque de Caxias (patrono do Exército) e Alberto Santos Dumont (Pai da Aviação). Está localizada na altura do número 386 da Avenida Costa e Silva.

A Tribuna



Antena pode ser vista em outros pontos da Cidade

 



Instalada no centro de um jardim com cascatas, a antena de 75 metros (equivalente à altura de um edifício de 25 andares), à noite pode ser avistada de vários pontos da Cidade e até mesmo das rodovias que cortam a Serra do Mar. Também é conhecida por Praça das Comunicações, já que na base da torre há painéis de granito em alto relevo retratando a imprensa escrita, radiofônica e televisiva. Em frente está sendo construído o Palácio das Artes, com teatro, museu e galeria. Foi inaugurada em 1996.

Ceferino Gonzalés Vega (Praça das Bandeiras)



Espelhos d’água enfeitam praça central

 



Fica na confluência da Avenida Guilhermina e Rua Embaré, a duas quadras da orla. A área central tem quatro bandeiras: do Brasil, do Estado de São Paulo, de Praia Grande e outra em comemoração aos 500 anos de descobrimento. Em outro ponto estão as demais 26 bandeiras dos estados. Há ainda duas áreas anexas com paisagismo estilo europeu, com muitas rosas em meio a fontes e espelhos d’água. É muito procurada por casais de noivos, que elegem o local como cenário para fotos.

Duque de Caxias



Réplica de canhões em tamanho real

 



Também conhecida como "Praça dos Canhões", está situada na orla do Canto do Forte. Sua projeção é marcante pela grandeza de cada peça, pois lá, existem duas réplicas de canhões usados na Segunda Guerra Mundial. O monumento possui munições feitas de concreto revestidas com acabamento metálico, que imitam as originais. A história de Praia Grande conta que, tempos atrás, existia um canhão de aço pertencente ao Exército Brasileiro, que foi retirado do local e enviado para a Europa, onde ficou por alguns anos. Em seu lugar foi construído um outro canhão de papelão. O original retornou à Praia Grande, porém foi retirado da praça e instalado no topo do morro da Fortaleza, onde está até os dias de hoje.

Emancipadores



Praça inaugurada em 1995

 



Entre as avenidas Marechal Mallet e Presidente Costa e Silva, a praça conta com bancos rodeados por jardins. Na lateral existe um monumento em homenagem à emancipação político-administrativa da Cidade, ocorrida em 19 de janeiro de 1967. São três peças de concreto armado representando a Federação, o Estado e o Município. Foi inaugurada em 1995.

Lions (Barquinho)



Praça fica em frente à Praia Guilhermina

 



Conhecida popularmente por Praça do Barquinho, em razão do pesqueiro de madeira, em tamanho natural, instalado sobre espelho d’água, a Praça Lions, na Praia Guilhermina, presta homenagem ao primeiro clube dessa entidade em Praia Grande e também à atividade comercial inicial do Município, a pesca. No local, há um portal alvenaria de estilo mouro, que dá acesso ao barco e a um chafariz. Pintado de branco, vermelho e azul, a embarcação recebeu o nome de Praia Grande. Em seu entorno, jardim com palmeiras trazidas das Ilhas Canárias e coqueiros, além de vasos de barro.

Paz



Esculturas são cercadas de espelhos d’água

 



Localizada no cruzamento das Avenidas Brasil e São Paulo, a Praça da Paz possui sete esculturas de aço carbono e ferro, com cerca de 10 metros de altura e até 30 toneladas cada uma. Os bustos, de autoria do escultor Gilmar Pinna, representam personalidades que defenderam a paz no mundo: Sérgio Vieira de Mello, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nélson Mandela . O local é referência ao turismo de acessibilidade, com piso tátil e placas em braile. Locadas em “ilhas”, as estátuas têm ao redor espelhos d´água com jatos dirigidos e iluminação especial à noite.

Rotatória Parceria



Rotatória

 



A praça, no centro da rotatória, está localizada ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos. Possui 60 metros de diâmetro, composta por um vasto jardim, que circula uma escultura que simboliza três corpos, unidos por uma única cabeça. Essa estrutura representa um uma única forma de pensamento para três segmentos distintos: o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.
O redor da praça está um painel, composto de 12 quadros em alto relevo que contam a história de Praia Grande. Há imagens da Cidade como a Fortaleza de Itaipu, do antigo emissário, da primeira atividade econômica, da pesca, além de projeções sobre o futuro e outras. Cada quadro é intercalado por sóis e estrelas. Foi inaugurada em 1996.

 

Produzido por Pagina Internet
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados