::: Confira também: Guia Comercial
Exercícios para começar bem o dia.
Comece bem o seu dia!!
PARA GUARDAR

De acordo com a professora de iyengar yoga, ashtanga yoga, alongamento consciente e fisioball, Jimena Marques, os exercícios abaixo são ideais para serem realizados, ao acordar ou no fim da tarde, para descansar e relaxar

1ª POSTURA
Siddhasana com almofada
Sentado sobre a almofada, permanecendo de olhos fechados e observando a respiração, é a postura ideal para a meditação. Se, no início, houver algum desconforto nas costas, você pode usar uma parede como apoio.
Benefícios: Com essa postura, você consegue o aquietamento da mente e, pouco a pouco, uma respiração lenta, profunda e completa. Esse é um momento para se observar internamente.
Tempo de permanência: 5 minutos. Mas com o tempo, você pode ir graduando até 10 ou 15 minutos.

2ª POSTURA
Adho Mukha Virasana
Para essa postura, é preciso afastar os joelhos um pouco além da largura dos quadris, mantendo os pés juntos, alongando os braços na frente da cabeça e descendo em direção ao chão. Se preferir, você pode apoiar a testa sobre um almofada. Conhecida como a postura da criança.
Benefícios: Acalma o coração e o sistema nervoso, relaxa as costas, alonga a coluna e alarga a musculatura do peito. Também alivia a tensão nas articulações dos quadris e na área das virilhas.
Tempo de permanência: 3 a 5 minutos.

3ª POSTURA
Adho Mukha Svanasana
Os pés devem ficar afastados na largura dos quadris, criando uma distância de cerca de um metro entre as mãos e os pés. Se não conseguir tocar os calcanhares no solo, você pode utilizar um acessório como apoio, como livros ou uma tábua. A testa também pode repousar sobre uma almofada. Essa é conhecida como a postura do cachorro olhando para baixo.
Benefícios: Essa postura acalma a mente, aumenta a quantidade de sangue na região do cérebro e ajuda a combater a depressão, pois aumenta a circulação também na região do peito.
Tempo de permanência: Você pode começar por 1 minuto e depois graduar para 2 a 3 minutos.

4ª POSTURA
Virasana
Sentar sobre uma ou duas almofadas, mantendo as costas eretas. Pessoas com graves lesões nos joelhos devem evitar essa postura. Boa também para a meditação.
Benefícios: Indicada para atletas e pessoas que passam muito tempo em pé ou caminhando. Melhora a respiração e a circulação, ajudando a aliviar a depressão e a fadiga. Boa para curar dores reumáticas nos joelhos.
Tempo de permanência: 30 segundos a 3 minutos.
Obs: Se os joelhos ficarem muito tensos, você pode separá-los um pouco. O iniciante não deve ficar mais de 1 minuto nessa postura.

5ª POSTURA
Uttanasana com a Cadeira
Postura em pé com flexão para frente. Os pés devem ficar paralelos e na largura dos quadris e a palma das mãos sobre a cadeira. Os iniciantes podem dobrar um pouco o joelho e ao invés das mãos, colocar os cotovelos, assim como colocar uma almofada sobre a cadeira.
Benefícios: É uma postura calmante, estabilizante e boa para o sistema nervoso. Ela favorece a circulação para o cérebro, energiza os pulmões e ajuda a aliviar a agitação.
Tempo de permanência: 1 a 2 minutos.

6ª POSTURA
Variação de Supta Padan Gusthasana I
Pé apontando para o teto, com os joelhos estendidos e com auxílio de uma corda ou cinto. O iniciante pode dobrar o joelho da perna que fica apoiada no chão, como mostra a foto, mas com a prática, o joelho pode ser estendido. O iniciante pode também dobrar um pouco a perna elevada.
Benefícios: essa postura diminui a rigidez na base das costas e na parte posterior das pernas. Diminui a rigidez também nas articulações dos quadris.
Tempo de permanência: de 1 a 2 minutos.

7ª POSTURA
Supta Padan Gusthasana II
É a continuação do exercício anterior, sendo que a perna elevada é conduzida para a lateral do corpo. Pode utilizar uma almofada, para apoiar a perna na lateral. O ideal é que, ao longo da prática, se conquiste o ângulo de 90 graus entre as pernas direita e esquerda. Observar o alinhamento dos ossos dos quadris, que devem estar paralelos ao teto.
Benefícios: Melhora a rigidez das articulações na região dos quadris, trabalha uma abertura pélvica, aliviando dores nas costas, e previne a osteoporose. Para as mulheres, serve também para aliviar as cólicas menstruais.
Tempo de permanência: 1 a 2 minutos.

8ª POSTURA
Savasana
Essa é uma postura em que é preciso se manter imóvel e que pode ser feita sem qualquer acessório. Mas também pode ser feita com o auxílio das almofadas, abaixo do joelho. Os pés e joelhos devem ficar relaxados, apontando para fora. Já os braços se mantêm ao longo do corpo, com as palmas das mãos viradas para cima.
Benefícios: Posição repousante, ideal para relaxar e acalmar o sistema nervoso simpático. Alivia a fadiga e a ansiedade, reestabelecendo o equilíbrio. Esse relaxamento consciente revirgora e refresca corpo e mente. A almofada alivia a tensão lombar.
Tempo de permanência: 5 a 15 minutos.

Notcia Postada em 16/04/2007 por: Fonte: (Lucinthya Gomes, espec

 
ANUNCIANTES

Produzido por Pagina Internet
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados