As chamadas locais na telefonia fixa sempre foram tarifadas por um sistema um tanto confuso e passível de erros: o pulso. Um sistema de contagem que mudava de acordo com o horário e dia da semana de utilização do telefone, gerando reclamações em sobretaxa líderes nos Procons. Entre 1º de março e 31 de julho desse ano ocorreu a implementação de uma nova forma de tarifação de linhas fixas, para as chamadas locais: a cobrança em minutos. Agora, no final de setembro, completa-se 2 meses da implantação dessa nova modalidade de cobrança. Qual a avaliação do consumidor? Está pagando mais ou menos? O consumidor sabe economizar? Ele deve ficar atento para as novas regras e os avanços da tecnologia que estão agitando esse setor.
- Opções de plano: o Plano Básico é indicado no horário normal para realização de chamadas locais de curta duração (não superiores a 2 minutos e meio) e recebimento de chamadas locais a cobrar de curta duração. Também é indicado se utilizado somente para chamadas de longa distância (DDD e DDI) ou celulares. Já o Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatório - Pasoo é mais indicado para a realização de chamadas locais de maior duração e acesso à internet discada. A maioria, quase absoluta, dos consumidores foi migrada automaticamente para o Plano Básico e a adesão ao Plano Pasoo resultou em apenas 4% dos assinantes. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, o Plano Básico é a escolha natural, isto porque 78% do total das ligações duram menos de 4 minutos.
- AICE - Acesso Individual Classe Especial: já em vigor, a adoção do AICE tem o objetivo de propiciar a progressiva universalização do uso do telefone fixo. Por isso, a tarifa de assinatura é 40% mais barata do que a atual assinatura residencial, R$ 23 por mês contra os cerca de R$ 35 atuais. Para quem só recebe ligações, e praticamente não liga, gastando menos de 60 minutos por mês, o novo plano pode ser vantajoso. No AICE pagaria no total, assinatura mais ligações, R$ 32,44. Já na telefonia comum, a assinatura com franquia mínima de 200 minutos custa R$ 38,36.
- Qual é o seu perfil?: sabe que poderá ter um aumento de até 4 vezes na sua conta se não mudar para seu perfil de consumo adequado? Uma ligação de 30 segundos é mais barata no Plano Básico (R$ 0,04) que no Pasoo (R$ 0,17). Já se a ligação for de 10 minutos é mais barata no Pasoo (R$ 0,51) que no Plano Básico (R$ 0,96).
- DDD e DDI: não adianta economizar na ligações locais e descuidar-se com as ligações de longa distância. Elas podem representar até 90% do valor total da sua conta. Compare os valores por minuto: ligação local no Plano Básico (R$ 0,09), ligação DDD – distância acima de 300 km (R$ 0,30), ligação DDI para Portugal (R$ 1,65) e para a China (R$ 5,56).
- Reajuste: o governo e as empresas de telefonia fixa acertaram que o reajuste extra das tarifas será dividido em duas parcelas iguais. As parcelas irão vencer agora em setembro e novembro próximo (aumento médio de, no máximo, 8,7%).
- Serviços gratuitos: o estudo do perfil de consumo do usuário (demonstra o tempo médio de duração das ligações telefônicas), a mudança de um plano em minutos para outro (quantas vezes for necessário) e o detalhamento das chamadas locais (os números chamados, o tempo de duração e o valor de cada ligação). A conta detalhada poderá ser recebida todos os meses, bastando para isso que o consumidor solicite uma única vez à operadora.
- Reclamações (1): a transparência da fatura facilita a percepção de erros e em várias unidades do Procon, vem registrando-se aumento no atendimento de reclamações pertinentes à telefonia fixa (50 a 75% dos atendimentos prestados). As principais reclamações são: enquadramento dos consumidores em planos que não condizem com o gasto de seus clientes, faturas cobradas indevidamente, ligações indevidas, duplicidade na cobrança de assinaturas e excedente de pulsos que não foram gastos.
- Reclamações (2): a Ipsos, multinacional francesa de pesquisa de mercado, realizou uma pesquisa, em oito países latino-americanos, para medir o nível de satisfação dos consumidores. O Índice Ipsos apontou que o setor de telefonia fixa obteve a segunda menor avaliação no ranking geral e o Brasil se destacou por ter dado a terceira menor avaliação do estudo de maneira geral. A pesquisa concluiu onde as empresas de telefonia fixa precisam melhorar: a qualidade dos serviços de comunicação; a atenção e resolução diante de reclamações; o preço da assinatura e os custos fixos; o cumprimento dos prazos e benefícios acordados e o atendimento da equipe técnica.
- Concorrência: espera-se que a entrada de operadoras de telefonia móvel na telefonia fixa local incremente a disputa hoje quase inexistente nesse mercado, onde há somente 260 municípios com mais de uma operadora fixa em atividade - o que abrange 52% da população do país. A principal estratégia será o uso da telefonia híbrida - aparelhos que juntam o celular e o fixo em único produto. Isso será bem aceito pela população porque segundo pesquisa da TNI/Interscience mesmo quando há um telefone fixo por perto, 70% dos brasileiros preferem ligar pelo celular. E segundo pesquisa da Brasil Telecom 30% das chamadas para fixo são feitos de celular. Funcionará assim: quando o estiver em casa, o aparelho efetua ligações pela rede fixa utilizando a tecnologia Wireless Local Loop - WLL, (mais barata do que a usada na telefonia fixa atual). Saindo de casa, o sinal de celular é utilizado para completar as chamadas.
- Portabilidade: todo o País estará coberto pela portabilidade nas telefonias móvel e fixa a partir de 1º de março de 2009. A portabilidade possibilitará aos usuários de telefone fixo e móvel a mudança de prestadora e a manutenção do número do telefone. A regra valerá independentemente de quantas vezes o usuário solicitar a mudança de prestadora.
- Telefonia pela internet: VoIP (Voice over Internet Protocol) ou voz sobre IP, significa transmitir voz digital pela rede Internet. É uma tecnologia de convergência entre a Internet e a telefonia que leva para as redes de dados o tráfego de voz. É mais vantajosa para ligações interurbanas e internacionais porque permite uma economia de até 85% e já representa 5% do mercado de telefonia fixa. Quando o assunto são as ligações de fixo para fixo locais a vantagem está nas franquias com preços inferiores às cobradas pelas operadoras fixas.
- Mensagem de texto no telefone fixo: pouco divulgado, nesse serviço ainda não tarifado, a mensagem de texto é enviada de um telefone celular e é transformada em um recado de voz (tecnologia text-to-speech) no telefone fixo.
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